domingo, 26 de maio de 2013

“Ciumenta, para de ser tão ciumenta!”


Olá, meninas! Bom dia! Como vão?
Como foi escolhido por votação, o primeiro assunto que abordarei será: CIÚMES. Assuntinho difícil, hein?

Sabe porque sente ciúmes? Já parou para pensar nisso? Existem inúmeros fatores que indiquem a razão-matriz do ciúme. Pode ser desconfiança, medo, insegurança, imaturidade, falta de auto estima, bobeira feminina... Entre tantos outros! Se vocês pararem e repararem, homens não têm o costume tão exagerado como nós mulheres temos de sentir ciúmes. Sentem. Mas não é tanto.
Large
Digamos que a principal causa, para a mulher, seja a falta de confiança em si mesma. Ela não se vê tão maravilhosa como ela é. Acha que eu invento?
Passa a perceber os momentos em que você sente ciúmes. E analisa o que você sente. Com certeza, depois do auge do ciúme você vai imaginar: “Ai, será que eu sou tão boa assim? Porque caramba!, ele ficou olhando aquela gostosona com tanto desejo... Será que é meu cabelo? Será que é minha barriga? Aaaah, minha barriga horrorosa! Meu esmalte tá descascando... Ai, ele odeia com que eu pareça relaxada! Ele viu ontem a celulite que achei na bunda? Ele não me ama maaaaais!.”

E por aí vai...

Mulheres tendem a se diminuir. O cara acha ela linda, maravilhosa, uma deusa grega até com o cabelo bagunçado e a cara amassada, acabando de acordar. E você, minha flor, cisma em achar que não é nada disso que seu amor fala. Diz: “Aiiin, são seus olhos!””Amoooor, não me acho isso tudo...” Estou certa ou errada?
Pare com isso! Não fique se diminuindo. Se ache muito mais do que o seu amor fala, pois você É muito mais bonita, muito mais cheirosa e muito mais gostosa do que a loira infeliz que passou saracoteando perto de vocês na praia. Você é muito mais show do que qualquer mulher que existe na rua! E seu amor vê isso. Basta com que você passe a acreditar piamente nisso que uma parte do seu ciúme já vai começar a sumir. Vai por mim... Isso já aconteceu comigo e te digo de coração: Quando nós temos uma visão muito mais legal e mais positiva em relação a nós mesmas, as outras mulheres parecem ser estrelinhas apagadas, enquanto nós parecemos o sol e as estrelas no máximo de seus brilhos.

E isso, meus amores, diminui drasticamente o ciúme.

Agora, vamos ao segundo motivo principal. Com vocês, NEUROSE FEMININA.
Não entendeu? Vou te explicar, minha linda.
Mulheres são neuróticas. Nós somos neuróticas demais! Vemos o que não existe. Achamos caroços inexistentes no angu. Achamos que tem um unicórnio no armário. E que o sapato do seu amor furou porque ele estava de namorico no motel com 3 gostosonas... Ãhn?
É. Neurose. Neurose nada mais é que inventar coisas nada a ver.
CLARO que existem “neuroses” que são verdadeiras. Aí, não considero mais neurose. Considero razão em estar alterada e investigando os fatos.

Mas quanto a neurose, o que gera isso? É o medo. É a insegurança. É o tópico do assunto acima. É tudo isso junto e muito mais. Nós temos essa tendência natural de acharmos que tudo de ruim pode acontecer. Não pensamos no positivo. Se seu amor chega 3 horas atrasado, depois de um dia de trabalho, com um cheiro estranho e a aliança sumiu, você realmente vai acreditar que ele estava preso no trânsito e que o carro enguiçou e quando ele foi tentar mexer naqueles canos que tem na parte debaixo, caiu graxa na mão dele e a aliança escorregou e caiu no bueiro? Não, você não vai acreditar. Vai achar que ele foi pro motel com alguns amigos fazer orgias, beber vodca e dizer que é cachorrão pro resto da vida. E claro, ele filma isso tudo pra pôr no RedTube depois.
E ainda mais! Essa sua neurose fará sentido, porque o cérebro feminino consegue achar lógica nisso.
Vê como eu não estou exagerando? Acontece!
Meu conselho é: Para de ser maluca! Não veja coisa onde não existe. Não aja com imaturidade e não acredite no que a sua mente produziu de mentira. Acredite no seu amor. Se ele diz que aconteceu, aconteceu e pronto. Não fique desconfiada sempre. Ser neurótica só destrói seus neurônios, te deixa cansada e faz o relacionamento desgastar.

E as rugas aparecem mais cedo! Você não quer rugas agora, ou quer?

Então deixe sua neurose pra lá. Aja com mais razão que emoção. A emoção é o que nos faz agir por impulso e não analisar as coisas racionalmente, criando, assim, a neurose.
E com a neurose acabando... Adeus outra parte de ciúme.

Agora, o terceiro grande motivo: DESCONFIANÇA (Crônica ou com razão)
Existem dois tipos de desconfiança, como pus entre parênteses.
  1. Desconfiança crônica -> é gerada através de um medo descompensado, após sofrer várias situações ruins e não confiar mais na raça humana. É generalizar e achar que todo mundo vai te passar para trás. É algo crônico, que você precisa de um acompanhamento psicológico – em alguns casos – porque sozinha você não consegue confiar em mais ninguém, por mais que a pessoa seja digna disso.
  2. Desconfiança com razão -> é gerada após seu amor ter te sacaneado e acabado com a sua confiança nele.

Se você se encaixa no primeiro caso, leia essa parte aqui.

Você passou por uma situação desagradabilíssima e isso envolvia sua confiança. Aí a pessoa acabou com isso de uma forma que você não consegue mais acreditar nem em uma formiga. Entendo que isso é bem complicado. Acabar com a confiança de vez é algo muito ruim. Exige muito esforço para voltar ao que era!
Você tem duas saídas: Tentar sozinha ou com um acompanhamento profissional, dependendo do seu grau de desconfiança. Por que ter um grau extremamente elevado de desconfiança, não é saudável. Algo que já te impede de viver algumas situações, que atrapalhe seus relacionamentos tanto afetivos quanto familiares, já considerável ir a um psicólogo.
Se não atrapalha tanto, é passível de tentativas individuais, sem ajuda de profissional. Mas tome cuidado para isso não crescer! Tenha força de vontade para melhorar isso.

Se você se encaixa no segundo caso, leia essa parte aqui.

  • 1ª situação:

Seu amor é um calhorda e te sacaneou faz tempo. Até hoje, não se recuperou disso. Minha amiga, deixa eu te dizer: Você PRECISA se livrar dessa mágoa, pelo SEU bem e pelo bem do casal. Quando um dos dois está magoado e não conseguiu se livrar disso, a saúde do namoro tende a cair drasticamente a qualquer momento. Um fragilizado, fragiliza tudo. O relacionamento é um metabolismo. Precisa com que as células principais (você e ele) estejam em sintonia funcionando bem. Uma célula machucada, desanda todo o processo.
Você o ama suficientemente para esquecer o que aconteceu, não é? Não foi o que você falou para ele? Ou só foram palavras bonitinhas? Pois se foram palavras bonitinhas, você tem que rever seus conceitos quanto a amá-lo, porque quem ama perdoa. E isso é fato!
Se você esteve disposta a falar, vai estar disposta a agir e esquecer de tudo.


  • 2ª Situação:

Seu amor não tem uma fama boa. Ele é conhecido por todas as meninas do seu estado e ele nem sabe com quantas já foi para cama porque ele já foi com tantas que nem lembra. Volta e meia você se depara com alguma “fofura" jogando charme pra cima dele, ele rejeita e depois diz que era ex-peguete. Sua reação mental: Passar a cara dela no chapisco. Sua reação real: Um grande e belo “HM”. E danou-se. Começou a sessão “Será Que Ele Ainda Pensa Nela E Será Que Eu Sou Boa O Suficiente Porque blablabla...” e “Aff Porque Ela Teve Que Falar Com Ele? Nojenta.”
E seu lindo humor foi embora junto com a rata de esgoto.
O que fazer nessa situação? Não passar a cara dela no chapisco, senão você irá presa, ÓBVIO. Esquecer o fato. Ou conversar calmamente com ele. Não o julgue e muito menos surte, dando uma de coitadinha. Isso vai fazer ele ficar com raiva e adivinha? Começar a pensar nas ex’s. Especificamente começar a lembrar dos velhos tempos com a “fofura” que apareceu. Você não quer isso!

Minha linda, se você namora ou está casada com ele e SABE como ele era, você não tem porque reclamar. Você já sabe da fama dele. Sabe que ele corre risco de ser assediado. Tem que ter inteligência para saber lidar com isso. (Não estou dizendo que se ele te trai, você tem que engolir isso. Pelo o amor, nada a ver com isso! Nada a ver com traição e sim, assédio.)
Agora, existem tipos e tipos. Quando um homem sabe que tem alguém que o dê valor e seja uma mulher nota 10 ao lado dele, você acha mesmo que ele vai dar trela pra um monte de ratinho do esgoto? Claro que não! Agora, se ele tem uma mulher mais ou menos, de nota 5, aí você tem que se preocupar. Tendo uma mulher maravilhosa ao lado dele, ele não tem porque encontrar na rua algo que ele é suprido em casa.

Tanto na situação 1 quanto na 2 e as inúmeras situações que existem, o que acontece é a desconfiança. Para isso melhorar, nada mais eficaz que um diálogo aberto e sincero, sem exaltações e sem atitudes dramáticas. Algo bem amigável e racional, para que os dois entendam um o lado do outro. JAMAIS, entendeu? JAMAIS segure o que pensa ou sente, quanto a alguma atitude dele que você considera errada. Por que se você não disser, ele não tem como saber, não sabendo, não muda, não mudando, você ainda continua desconfiada e adivinha? Morrendo de ciúmes.

Tudo gera ciúmes. Tudo mesmo.
Posso esmiuçar quantas situações forem em relação a ciúmes. Posso falar de inúmeros fatores que fazem isso acontecer. Mas meus conselhos principais, para você guardar no coração:

  • Converse com ele.
  • Seja amiga.
  • Seja aberta quanto aos pensamentos dele, por mais idiotas que sejam.
  • Evite o repreender por qualquer coisa.
  • Não aja como mãe e sim, como amor e amiga. Sendo general como uma mãe é, ele não vai querer conversar nada com você sabendo que você o repreenderá a qualquer momento. E ele não conversando, você não saberá o que se passa na mente dele e isso vai começar a gerar um monte de neurose na sua cabeça.
  • EXIJA sinceridade dele.
  • Não demonstre que é fraca. Assim, ele nunca vai te dizer se fez coisa errada ou não.
  • Seja sábia quanto suas palavras e atitudes! A mulher sábia edifica o lar. A mulher burra destrói com as próprias mãos.
  • Seja adulta! Esqueça sua idade no papel. Preocupe-se com a idade mental. Com a maturidade, por mais nova que seja.
  • Acima de tudo, CONFIE nele. Seu amor não é nenhuma criança. Ele sabe o certo e o errado. Se ele fizer o errado, aí já é a consciência dele. Não a sua.

É difícil evitar o ciúme com nossos amores longe de nós, em missão ou algo assim. Mas precisamos ser fortes. Precisamos saber que ele estão lá por nós, pelo nosso futuro. Veja seu amor como um homem. Trate-o como um homem. E você terá um homem ao seu lado! Nada como uma mulher de verdade para transformar o menino em um homem de verdade.
Você tendo um relacionamento feliz, cúmplice e saudável com seu amor, seu ciúme vai embora. Ciúme não é sinal de coisa boa. Em excesso, como creio que nós sentimos, é sinal de que algo está errado.
Reflita sobre o que acha que está errado e mude suas atitudes.

Sabe algo curioso dos homens? Eles só dão o primeiro passo a partir do nosso primeiro passo. Eles não agem se nós não agirmos. Eles não mudam se nós não mudarmos. Se você quer não sentir mais ciúmes, mude por si e verá que tudo melhorará.

Agora, se seu amor é um criança... Ah, minha amiga. Vai ralar muito até ele virar homem. Isso, óbvio, se você estiver disposta.

E outra. Sentir um tiquinho (TIQUINHO!) de ciúmes, é normal. Meus avós estão casados há quase 40 anos e eles ainda sentem ciúmes um do outro. Minha avó, então, é uma comédia sentindo ciúmes! Jura de pés juntos que não sente nada. Mas tá lá, de olho na velha bruaca que insiste em ficar olhando de rabo de olho pro meu avô. Acho isso muito bonitinho!


O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes,
não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente,
não procura os interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade.
O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba.
1 Coríntios 13 4:7


Espero ter ajudado! :)
Até a próxima!



Por Annelyse Guedes

Nenhum comentário: